domingo, 28 de setembro de 2008

Lula defende controle da inflação e diz que "era dos economistas" acabou no Brasil

GISELLI SOUZA
Colaboração para a Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu neste domingo o controle da inflação e disse que a "era dos economistas" acabou e que agora quem "manda" no país é a engenharia. A comparação foi feita em virtude da construção de refinarias de petróleo e do crescimento da indústria naval com a descoberta da camada pré-sal.

"Graças a Deus acabou a era dos economistas mandarem na economia e agora está entrando a era da engenharia voltar a ter um papel importante nesse país. Porque durante 20 anos nós ficávamos discutindo apenas a nossa dívida [...] Agora, podemos anunciar construção de refinarias, siderúrgicas e fábricas de cimento. Estamos fazendo isso porque quando a economia cresce, ela tem que ter estrutura", afirmou Lula, durante comício na manhã de hoje, em São Bernardo (ABC paulista).

O presidente disse que é preciso controlar a inflação porque quem "paga a conta é o povo que vai comprar o que comer". Lula relembrou também que a última refinaria de petróleo construída no Brasil foi em 1980 e que a construção de mais três refinarias --previstas na sua gestão--serão realizadas no Brasil.

"No governo passado, [os trabalhadores] eram contratados em Cingapura, porque diziam que nós não tínhamos engenharia e tecnologia. Agora elas serão feitas aqui no Brasil com mão-de-obra de homens e mulheres deste país".

Lula voltou a comemorar o crescimento da economia e disse que os reajustes salariais dos trabalhadores estão sendo feitos graças ao "excelente" momento do país.

"A economia está crescendo, as indústrias estão crescendo e o salário está aumentando. Noventa por cento dos acordos salariais feitos neste ano são feitos com ganhos reais de aumento salarial. Hoje, os trabalhadores estão tendo mais oportunidade que na minha época", disse o presidente.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial