Principal desafio é manter o crédito, diz Lula (Tribuna da Imprensa)
NOVA YORK (EUA) O presidente Luiz Inacio Lula da Silva, disse ontem em Nova York que o principal desafio enfrentado pela economia mundial é manter o acesso ao crédito, apesar da crise. "Temos um problema no mundo chamado acesso ao crédito'', disse Lula durante um encontro organizado pelo jornal "The Wall Street Journal". "Necessitamos restaurar o fluxo [de crédito] para que se restabeleça o comércio mundial'', acrescentou.
Segundo o presidente, "temos que resolver os problemas de confiança e não vejo como, se não fizermos algo com os bancos''. Lula opinou que o assunto será uma das questões cruciais a serem tratadas na reunião do G20 (grupo que congrega os países desenvolvidos e os principais emergentes) prevista para Londres, no próximo dia 2 de abril.
Para Lula, a classe média é a principal vítima da crise. "São os que mais se beneficiaram com o boom, melhoraram seu nível de vida e ganharam direitos em geral, mas são os mais expostos a perder o conquistado'', disse.
Dilma
No mesmo evento, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que a previsão de investimentos no Brasil não diminuiu por conta da crise econômica internacional e descartou recessão no país.
Segundo ela, os investimentos seguem "promissores, com indicativos de manutenção da taxa em relação ao PIB (Produto Interno Bruto)''.
"Produto, renda e emprego em crescimento, estabilidade macroeconômica e política de distribuição de renda e investimento nos permitem ver a crise como oportunidade. (...) Achamos que não vai haver recessão'', disse a ministra.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial