Para o presidente Lula ler e refletir (Helio Fernandes - Tribuna da Imprensa Online)
A PETROBRAS precisa ser FISCALIZADA, ou será PRIVATIZADA INDIRETAMENTE
A Petrobras hoje não é NOSSA, não é do POVO, é apenas de 10 ou 12 pessoas. Dividiram a empresa em CAPITANIAS HEREDITÁRIAS, só esses mandam, decidem, autorizam, pagam, recebem, são os donos da maior empresa brasileira.
O volume de dinheiro movimentado pela Petrobras, é G-I-G-A-N-T-E-S-C-O. O presidente, seja quem for, NÃO SABE NEM CONTROLA NADA.
Cada diretor é DONO de uma empresa tão poderosa quanto a própria Petrobras. Tem a BR, a Transpetro, a Comunicação, o setor de Plataformas, de COMPRAS, de PAGAMENTO, de AUTORIZAÇÃO, cada um mais independente e mais arrogante do que o outro.
Ninguém sabe o que o outro faz. O grande Conselho de MAJESTADES, não tem a menor intervenção, recebe um jeton, (salário) magnífico e majestoso.
Raramente aparecem na empresa, tudo é colocado na conta INDIVIDUAL, atomaticamente.
Se o próprio presidente da República quiser saber de alguma coisa da Petrobras, não tem a menor idéia de quem procurar. Ela tem que continuar, MAS FISCALIZADA.
Quando o barril estava a 20 dólares, os homens das "capitanias hereditárias", diziam: "O preço precisa subir".
Quando surgiu o Pré-sal, o mínimo que falavam: "Somos hoje o segundo ou o terceiro produtor de petróleo do mundo, os preços terão que subir, CONQUISTAMOS O FUTURO".
Como não há nada mais ESPECULATIVO do que o mercado de petróleo, o preço do barril chegou a 143 dólares. E em menos de 67 dias caiu para 50 dólares.
Como os donos das "capitanias hereditárias" não são ANALISTAS, e têm horror de ANALISTAS profissionais, estão perdidos. Um dia querem ALTA, no outro lutam por BAIXA.
Ninguém jamais defendeu tanto a Petrobras, lutou tanto por ela, quanto este repórter. Como lutei por outras empresas como a Vale e bancos que eram NACIONAIS e passaram a MULTINACIONAIS.
Minha posição é rigorosamente a mesma. Mas já que o presidente Lula não REESTATIZOU TUDO, que pelo menos não perca a Petrobras.
O presidente FHC, o grande DOADOR, não teve coragem de PRIVATIZAR a Petrobras. Mas criou o decreto 9478, que criou as famigeradas LICITAÇÕES.
O governador Requião, através da sua Procuradoria, tentou acabar com essas LICITAÇÕES numa ação junto ao Supremo.
Perdeu, porque surpreendentemente o presidente Lula ficou contra o seu amigo governador do Paraná.
Quem trabalhou essa derrota do LEGÍTIMO INTERESSE NACIONAL, foi o então presidente do Supremo, Nelson Jobim, mobilizado por Dona Dilma. EXPULSO do Supremo, ganhou o Ministério da Defesa. O CRIME COMPENSA.
Dona Dilma, antes de ir para o governo, era INTRANSIGENTE contra as LICITAÇÕES. Precisou ser CONTIDA pelos bravos da AEPET. Entrou no governo, ficou ENTUSIASTA das LICITAÇÕES.
Para terminar por hoje, presidente Lula, procure saber qual é o MOVIMENTO DIÁRIO DE DINHEIRO NA PETROBRAS.
Tente descobrir o LUCRO ou PREJUÍZO da Petrobras.
Reforce a FISCALIZAÇÃO sobre os membros dessas "capitanias hereditárias", que acabarão por liquidar a Petrobras. Isso jamais, presidente Lula.
Chula, vulgar, desregrada, a palavra exata é essa, a comparação feita pelo presidente Lula, da crise financeira com desarranjo intestinal. Teve a repercussão negativa que se esperava.
Logo, logo, sites e jornais on-line, começaram a receber protestos, a revolta da comunidade era intensa. Mas ninguém tocou num ponto, que vale registrar.
Atrás do presidente, 18 ministros sentados em fila indiana, (indiana ou ultrajante?) riam sem parar, incentivando o presidente. É o "puxa-saquismo" dominante.
Quase aplaudiram o presidente, que continuou, se sentindo um vitorioso. Presidentes no mundo, têm quem escreva para eles. Mesmo que saibam escrever, não têm tempo.
Agora, além de ghost-writer, estão procurando alguém que "limpe", antecipadamente, o improviso de Lula.
E o pior, para o presidente, é que na essência, o discurso tinha mensagem positiva. Textual: "Os que sempre tiveram grandes lucros, agora querem ser socorridos".
Nessa afirmação do presidente, que se perdeu com uma simples descarga, que não deveria ser pública mas privada, a condenação da crise financeira.
Que desde o primeiro momento eu venho dizendo que se transformaria em crise econômica. Já se transformou.
Todos querem dinheiro do povo, e conseguem, para mais especulação e manipulação. De onde surge tanto dinheiro, TRILHÕES e TRILHÕES?
De onde vem tanto dinheiro? Os países só manejam, mobilizam e manipulam, dinheiro de impostos. Por que esbanjar com aventureiros financeiros?
O único país que IMPRIME DINHEIRO SEM LASTRO: Estados Unidos. Desde Bretton Woods ganharam esse privilégio.
Com a grande colaboração do economista inglês, John Maynard Keynes. Financiaram todas as guerras, dominam o complexo-industrial-militar.
Isso foi dito em 1960 pelo presidente Eisenhower, ao deixar a presidência. Também foi a única que produziu.
Igual ao "presidente" Medici: "A economia vai bem, mas o povo vai mal". Só que a economia é um desastre e o povo nunca vai bem.
O dólar está subindo por pura ESPECULAÇÃO interna, e MANIPULAÇÃO EXTERNA. Estrangeiros que JOGARAM e perderam na MATRIZ, remetem dólares pela FILIAL. Quem ficar com o dólar agora, perderá dinheiro, a moeda vai cair.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial