Lula diz que só o DEM e os sonegadores são contrários à CPMF
29/11/2007 - 13h51
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar duramente hoje o DEM --a quem chamou de PFL, antigo nome da legenda-- por tentar derrotar a votação da PEC (proposta de emenda constitucional) que prorroga a cobrança da CPMF até 2011. Lula disse que o DEM torce todos os dias para as coisas "não darem certo no país"."Quem quer acabar [com a CPMF]? Além do PFL [atual DEM] que torce todo dia paras as coisas não darem certo nesse país porque eles governaram e não conseguiram fazer o que o país queria que fosse feito. Ficam agora com o discurso de que é muito imposto", disse Lula hoje no Espírito Santo, onde participa de uma série de inaugurações.
O presidente afirmou que além do DEM, os sonegadores têm medo da CPMF. "Quem tem medo da CPMF é que sonega imposto."
Segundo Lula, o dinheiro da CPMF beneficia a parte mais pobre da população. "Na verdade, o dinheiro da CPMF é para a saúde, para a aposentadoria de trabalhador rural e para o Bolsa Família. É pra isso quer serve a CPMF."
Lula já havia adotado esse tom ontem à noite em entrevistas para a Rede TV! e para o SBT. Para o SBT, Lula afirmou que somente o DEM e os sonegadores eram contrários à CPMF. "Tem dois setores radicalizados contra a CPMF: o PFL, que não tem nada a perder e não tem perspectiva de futuro; e tem alguns sonegadores. Os empresários sérios e os pagadores sérios sabem que o dinheiro da CPMF é um dinheiro bem empregado."
Na Rede TV!, Lula afirmou que o DEM é contra a CPMF porque não tem perspectiva de voltar ao poder. "Nós temos uma coisa no Congresso Nacional, que é seguinte: o PFL [atual DEM] tem toda a razão de estar radicalizado. É um partido que não tem perspectiva de poder, é um partido que tem apenas o governador do Distrito Federal, que é favorável à CPMF. [...] O PSDB governa dois dos Estados mais importantes do país [São Paulo e Minas Gerais], além disso governa o Rio Grande do Sul, governa a Paraíba. Os governadores são favoráveis à CPMF", disse para a Rede TV!.
Outro lado
A executiva nacional do DEM reagiu nesta quinta-feira à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o partido não tem perspectiva de poder. Em nota oficial, o presidente e líderes do partido afirmam que Lula fez uma previsão que "não lhe pertence", além de desrespeitar a oposição de forma "arrogante a autoritária".
"Mais relevante que qualquer perspectiva de futuro para um líder e um partido político é representar as exigências e as necessidades da população e do país no tempo presente. A razão que leva o DEM a votar contra a prorrogação da CPMF é a certeza que este imposto é nocivo ao bolso do povo brasileiro e prejudicial ao desenvolvimento da economia", diz a nota.
O partido alega que a prorrogação da CPMF só interessa ao presidente Lula porque o governo pretende "seguir gastando o dinheiro das pessoas de forma perdulária e sem qualquer controle".
Em um tom agressivo, os democratas acusam Lula de "cinismo" ao afirmarem que o presidente mente ao país. "Não é um presidente da República que mente de forma cínica, que governa de costas para o país, que passa por cima dos compromissos assumidos, que não defende os valores éticos e que minou a confiança e a esperança das pessoas que vai definir o futuro do país ou o futuro do Democratas."
Na nota, a executiva do DEM ainda afirma que o povo brasileiro saberá eleger novos políticos para se "livrar da incompetência e da corrupção" que atingem o país nos dias de hoje. O partido considerou as palavras de Lula "insultosas, agressivas e desnecessárias ao presidente da República.
http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2007/11/29/ult4728u5330.jhtm
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial