domingo, 7 de outubro de 2007

Lula vai editar decreto criando ministério extraordinário para Mangabeira Unger

02/10/2007 - 19h24

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu editar um decreto para criar o Ministério Extraordinário de Assuntos Estratégicos para o filósofo Mangabeira Unger. Esse ministério vai substituir a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, extinta na semana passada depois do Senado rejeitar a MP (medida provisória) que criava o órgão e mais 626 cargos de confiança.

Fontes do Planalto informaram que ainda não há uma data específica para a edição desse decreto.

O NAE (Núcleo de Assuntos Estratégicos) e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) ficarão subordinados à nova pasta --como já eram em relação à Secretaria de Planejamento de Longo Prazo.

Antes dessa confirmação do Planalto, o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, já havia dito que Lula já havia tomado a decisão de recriar a pasta de Mangabeira Unger.

"A preocupação do presidente é viabilizar o funcionamento da secretaria que cumprirá papel de relevância no seu governo. Ainda não existe uma conclusão sobre a forma [de criação da estrutura]", disse Baumbach.

O porta-voz só não havia informado que a criação da estrutura seria por meio de um decreto. "Está sendo estudada a forma como será criada a secretaria. Já existe a decisão do presidente [que a secretaria será recriada]."

De manhã, o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) informou que secretaria de Mangabeira Unger seria mantida por nova MP ou ministério extraordinário.

"[O objetivo é que] O trabalho de pensar as coisas em uma perspectiva de longo prazo seja mantido. Nós só temos que decidir agora como fazer", afirmou Bernardo.

Fonte: Folha Uol

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u333343.shtml

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial