quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Lula diz que decisão do Senado sobre caso Renan deve ser acatada

Na Dinamarca, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que a decisão do Senado de absolver o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) deve ser "acatada". Segundo ele, é necessário "nos habituar" a aceitar resultados independentemente do que desejamos.

"Eu acho que nós precisamos nos habituar a acatar as decisões das instituições que nós submetemos. Ou seja: eu não posso admitir que eu só posso acatar o resultado quando ela favorece aquilo que eu pensava", afirmou Lula, que está em viagem à Europa, retornando ao Brasil apenas na próxima semana.

O presidente foi informado ontem à noite, durante jantar, sobre o resultado da votação no Senado --com 35 votos pela cassação, 40 contrários e seis abstenções--, que livrou Renan das acusações de utilização de recursos da empreiteira Mendes Júnior para pagar despesas pessoais.

"Houve uma votação, teve as regras do Senado, e ela aconteceu. E o Renan foi absolvido pelo Senado. Se vai haver continuidade do processo, se vai haver a Suprema Corte, são outros problemas", disse Lula.

Segundo o presidente, os senadores têm de retomar as atividades porque há várias propostas em tramitação que são de interesse da sociedade. Entre as prioridades, listadas por ele, estão a aprovação da CPMF, a contribuição sobre movimentação financeira e a reforma tributária.

"Eu acho que o Senado resolveu o problema ontem. Para um presidente da República, o que interessa é que o Senado volte a funcionar com normalidade, nós temos CPMF, reforma tributária e coisas de interesse do povo brasileiro. É isso que interessa", disse Lula.

A CPMF ainda está em discussão em uma comissão especial na Câmara. Depois de ser aprovada pela comissão, deve ser submetida a dois turnos de votação no plenário da Casa, obtendo no mínimo 308 votos. Em seguida, será remetida ao Senado para processo semelhante.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2007/09/13/ult4728u3378.jhtm

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial