terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Lula diz que Brasil ficou independente depois de virar credor externo

26/02/2008 - 14h21

RIO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou a nova posição do Brasil como credor internacional a uma nova independência, conquistada sem a necessidade de um novo grito do Ipiranga.

"Depois da morte de Tiradentes e da Independência em 1822 não éramos independentes na verdade.

Pagamos US$ 15,9 bilhões ao FMI e hoje vamos cuidar do nosso próprio nariz", disse Lula, ao participar hoje da inauguração da fabrica de pneus da Michelin em Santa Cruz, na zona oeste do Rio.

De acordo com o presidente, a posição atual foi conquistada com sacrifícios no primeiro ano do governo, quando o Banco Central foi obrigado a elevar a taxa de juros para controlar a inflação.

Lula minimizou os efeitos da crise no mercado americano e afirmou que o Brasil vai continuar a crescer independentemente da crise no setor de hipotecas de alto risco (subprime) nos Estados Unidos.

O presidente lembrou que na época em que missões do FMI faziam visitas constantes ao Brasil, bancos americanos produziam relatórios enumerando medidas que o governo brasileiro deveria tomar para controlar a economia.

De acordo com Lula, esses mesmos bancos amargaram fortes prejuízos com o subprime "porque especularam".

"Tem muita gente que torce contra, mas até agora a crise não atravessou o Atlântico. Enquanto alguns cantarolavam, nós como formiguinhas comprávamos dólares.

Hoje temos US$ 190 bilhões de reservas", frisou Lula.

(Rafael Rosas | Valor Online)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial