Lula cancela agenda e embarca para reunião com Bachelet em Santiago
da Folha Online, em Brasília
da Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou parte da agenda oficial que cumpriria no Uruguai nesta segunda-feira e embarcou para o Chile por volta das 16h (horário de Brasília). De acordo com o Planalto, Lula terá uma reunião com a presidente chilena, Michelle Bachelet, por volta das 17h (horário de Brasília) no aeroporto de Santiago.
"Eu acabei de conversar com a presidente Michelle Bachelet e eu vou até o Chile porque parece que a coisa é mais grave do que até então a gente sabia. Ontem, havia uma expectativa de que os danos não haviam sido tão fortes como foram. Parece que o tsunami causou mais estragos do que as pessoas imaginavam. E já que eu estou a duas horas de Santiago, em vez de ir para Brasília para amanhã ter de voltar ao Chile, eu vou hoje", disse Lula, após deixar a cerimônia de posse do presidente José Mujica.
Por enquanto, não há confirmação se Lula vai participar apenas da reunião no aeroporto ou se vai visitar áreas afetadas pelo terremoto que atingiu o país na madrugada de sábado (27). A agenda do presidente para esta terça-feira (2) em São Paulo está mantida, e Lula deve retornar ainda hoje ao país.
"Neste momento, o que o Brasil puder fazer pelo Chile, vai fazer. É um momento de solidariedade. Obviamente que o Brasil estará disposto a dar uma ajuda financeira se o Chile precisar", disse.
O presidente disse também que as equipes de busca e salvamento designadas para ajudar o país são formadas por homens do Corpo de Bombeiros de Minas, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.
Nesta manhã, Lula disse em seu programa semanal "Café com o Presidente" que discutiria com Bachelet a melhor forma de ajuda a ser enviada ao país. "Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sermos solidários ao Chile, como estamos sendo solidários ao Haiti", disse.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial