domingo, 6 de setembro de 2009

Lula convoca brasileiros a trabalhar pela aprovação de projetos do pré-sal no Congresso

Do UOL Notícias
Em São Paulo
Em pronunciamento na noite deste domingo (6), em razão do 187º aniversário da Independência do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em cadeia nacional de rádio e televisão que o país agora celebra uma nova independência, trazida pelo pré-sal, e convocou os brasileiros a trabalharem pela aprovação dos projetos do governo federal sobre a exploração da descoberta.
Pré-sal amado, idolatrado, salve salve!

*


"Esta nova independência tem nome, forma e conteúdo. Seu nome é pré-sal; seu conteúdo são as gigantescas jazidas de petróleo e gás descobertas nas profundezas do nosso mar; sua forma é o conjunto de projetos de lei que enviamos, há poucos dias, ao Congresso Nacional. E que vai garantir que esta riqueza seja corretamente utilizada para o bem do Brasil e de todos os brasileiros", disse o presidente.

Lula também pediu a cooperação do Congresso Nacional para que os quatro projetos de lei enviados pelo Executivo sejam aprovados e convocou os brasileiros a trabalhar para isso. "Por isso se mobilize, converse com seus amigos, escreva pra seu deputado, seu senador, pra que eles apoiem o que é melhor para o Brasil", pediu.

Após a polêmica apresentação de projetos sobre o futuro da exploração do petróleo brasileiro durante a semana, Lula defendeu a proposta do governo federal. "Ela garante que a maior parte da riqueza do pré-sal fique nas mãos dos brasileiros; de outro, ela impede que qualquer governante gaste de forma irresponsável estes recursos. E mais: obriga que este dinheiro seja aplicado em educação, ciência e tecnologia, cultura, defesa do meio-ambiente e combate à pobreza", afirmou.

Segundo Lula, o pré-sal colocará o Brasil entre os países com maiores reservas de petróleo e gás do mundo, mas que "a história tem mostrado que a riqueza do petróleo é uma faca de dois gumes". "Quando bem explorada, traz progresso para o povo. Quando mal explorada, ela traz conflitos, desperdícios, agressão ao meio-ambiente, desorganização da economia e privilégios para uns poucos. Assim, alguns países pobres, ricos em petróleo, não conseguiram jamais sair da miséria", disse.
Lula sobre pré-sal: "A bola é do Congresso"



O objetivo, diz o presidente, é não ser um "mero exportador de óleo cru". "Vamos agregar valor aqui dentro, exportando derivados, como gasolina, diesel e produtos petroquímicos, que valem muito mais."

Pela proposta, apresentada esta semana, a Petrobras será a operadora da área, em trabalho complementado pela Petro-sal, uma nova empresa estatal para gerir os contratos de partilha e os de comercialização.

"Propomos que os recursos do pré-sal sejam colocados em um fundo social, controlado pela sociedade, e que será aplicado, majoritariamente, em desenvolvimento humano. De um lado, o novo fundo será uma mega-poupança, um passaporte para o futuro, que nos ajudará, entre outras coisas, a pagar a imensa dívida que o País tem com a educação e a pobreza", afirmou Lula.



UOL Celular

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial